sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pagando uma promessa.

Como prometi, o esquema que uso normalmente para fazer cartoons.

Vamos ver primeiramente o ex 1,começo primeiramente com um circulo(vermelho), e em seguida traço duas linhas, a linha vertical marca o meio do rosto enquanto a horizontal a localização dos olhos na face. Em seguida das extremidades do circulo puxo duas linhas curvas (verdes) que seguem pra baixo até determinado ponto e se encontram( esse ponto vai pela sensibilidade de cada um pois trata-se de um cartoon), ponho as linhas do pescoço e voilá temos um esquema de cabeça.

Veremos o ex2, em cartoon acho legal usar formas geometricas variadas, os resultados as vezes são bem legais. Desenhamos um triangulo, marcamos as duas linhas que marcam o meio do rosto e os olhos.Terminamos o canguru sem necessidade de detalhes em demasia, só os olhos e as orelhas e tudo dentro do triangulo.

E no ex 3 vc's podem notar as variações de angulação(essa palavra existe?) de acordo com as linhas dos olhos e do meio do rosto, variando as linhas vc pode definir a direção que o perso tá olhando( cima, baixo ,esq,direite,etc). Sem falar que esse esquema pode ser usado na elaboração de personagens.

Nessa segunda folha tratarei de algumas construções de rostos em cartoon.

Nos ex 1 e 2 usei intercalação de duas formas geometricas basicas. No 1º desenhei primeiro o circulo,na segunda etapa um triangulo( perceba que deixei o tracejado para que se possa em cada etapa do processo visualizar melhor cada passo), com isso ponho os detalhes...e pronto, um rato. No 2º ao invés de circulo usei um quadrado (formando algo parecido com uma pipa), mas seguindo as mesmas etapas que o primeiro até o fim.
O que? não quer intercalar duas formas geometricas?Não tem problema, usa só uma.No ex 3 o desenho foi feito com base somente em um quadrado.

Também pode- usar o esquema mostrado lá em cima...lembra? Na ex 4 traçamos primeiro a estrutura, a marcação dos olhos e o meio do rosto. Vamos as poucos taxando os detalhes na segunda etapa e terminamos na etapa três.

Agora nesta terceira folha eu realmente queria poder dizer que existem certas regras ao se desenhar olhos e nariz em cartoon....mas eu não vou, na minha humilde e possa ser até que equivocada opinião, dependendo do cartoon o tamanho e a distancia de um olho para outro pode mudar drasticamente, eles podem tomar o rosto inteiro ou não ocupar muito do rosto, podem ter a distancia de meio, um ,dois,sabe-se lá quantos olhos.Assim também é o nariz, um narizinho bonitinho a um nariz de batata...sei lá. A unica coisa que digo é que vai mais de imaginação do desenhista do que uma regra pre-estabelecida e por isso mostro nessa terceira pagina somente alguns exemplos.

Pondo em pratica tudo o que foi retratado vamos desenhar um personagem.Começo desenhando o circulo ne formando o esquema visto anteriormente, definindo a direção em que o rosto esta virado; vou taxando os detalhes,tipo o tamanho dos olhos,das orelhas, arrumando a cabeça,etc. E por fim está terminado "Banana o macaco Bacana"(dá um tempo...tiro um personagem do chapeu assim do nada, não tive tempo de inventar um nome melhor).

O que? Quer desenhar um cartoon com formas geometricas mais simples ainda, saca só o que dá pra fazer com somente um circulo. Desenhamos um circulo e definimos a direção do rosto, na segunda etapa só os olhos e na terceira põe só um capacete e quem parece?

Espero que tenha sido util. Senão fazer o que,né? Até a proxima.

5 comentários:

Yedda Vidipo disse...

Muito obrigada, pode deixar que vou estudar e treinar bastante.

DensetsuWell disse...

Yedda, espero que esses esquemas sejam de grande ajuda. Agora é se esforçar, e qualquer duvida, nós da Guilda tamos aí.

Erick (Dinobonoide) disse...

Ae desentsuuu como vc pdeiu t ai photoshop quepega no seu vista

http://br.taringa.net/posts/downloads/1723/Adobe-Photoshop-CS4-StoneHenge-Extended+Crack+Tradu%C3%A7%C3%A3o-Ful.html

DensetsuWell disse...

Valeu pelo toque Erik. Vou corre atrás disso, foi de grande ajuda mesmo.
Até a proxíma.

douglas dias disse...

Também uso esquemas bem semelhantes a esses, Densetsu. Funcionam muito bem!