quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dicas!

Ai Galera achei interessante esse texto que encontrei na net estou repassando
ABS

Até



Pergunta: Quais dicas você dá para quem está tendo a ideia agora de seguir carreira com ilustração?

Resposta - Estude, estude muito. Desenhe mais ainda, desenhe sempre que você puder.

Conheça o trabalho da maior quantidade de artistas que você puder e procure realizar trabalhos parecido com os trabalhos desses artistas para aprender com eles.

Seja disciplinado. Saiba receber uma crítica, mesmo se uma pessoa te detonou, te colocou no chão, utilize essa crítica para ver o que você pode fazer de melhor.

Jamais desista, se sua tentativa não deu certo, saiba que talvez errado seja a forma como você tentou, e não você tentar. Tenha paciência, procure ouvir, mesmo as coisa que não te agradam. Procure também aprender coisas que não seja somente ligadas a arte, ilustração.

Se interesse por outras áreas do conhecimento, porque elas irão aumentar o seu cabedal de cultura. Leia livros, procure refletir sobre o seu papel como ilustrador, sobre o papel do seu trabalho, sobre a sua função na sociedade. E principalmente, não dê vazão ao seu ego, caso algum dia ele resolver se manifestar...

Controle a tentação de utilizar o computador e as facilidades tecnológicas o máximo que você puder. Procure aprender e treinar o máximo possível somente no lápis e papel. Desenhe, desenhe, desenhe, desenhe tudo o que seus olhos enxergarem, desenhe todas as coisas que existirem no mundo, de todas as maneiras, de todos os ângulos. Depois disso, desenhe tudo de novo.

Depois utilize os materiais tradicionais (canetas, penas, pincéis, tintas, lápis, giz) o máximo de tempo que você puder. brinque com todas as tintas que você puder conhecer, todos os papéis e tipos de tela. Faça muitas experiências misturando esses materiais e procure ter um portfolio somente de trabalhos realizados com materiais reais.

Depois disso, parte para o meio digital.

Ninguém irá te segurar.

Seja amante da arte, do desenho e do trabalho. Faça do desafio seu aliado. Goste de crescer, aprender. Aprenda a sentir prazer com a sua evolução.

Não tenha medo de realizar conquistas novas. Apenas aprenda a estar preparado e merecedor das conquistas que você puder ter.

Procure perceber com uma certa regularidade que ainda existem coisas que você precisa aprender e realizar.

Fuja ao máximo da idéia de já ter chegado a plenitude.

Viva a vida e construa o mundo a sua volta da melhor forma possível, isso é permitido à todos e para quem pretende seguir como ilustrador, isso pode ser decisivo.


---++()++---

Caso você queira fazer alguma pergunta ou sugerir temas, pode fazer isso acessando a página do Formspring: http://www.formspring.me/flaviormota.

As perguntas com os melhores temas serão repassados aqui na nossa lista e também poderão ser lidas no meu Blog: http://ph0bia.blogspot.com/

Essas informações podem e devem ser passadas adiante caso achem interessante. O importante é promover a discussão positiva, visando ampliar o conhecimento, auxiliar, orientar e esclarecer.



        Flavio Roberto Mota
            I  l  u  s  t  r  a  d  o  r

4 comentários:

Densetsu disse...

Muito util mesmo, principalmente quando estamos pra baixo, as vezes menosprezando nossos proprios trabalhos.

Valeu Fabio. Atê mais.

Densetsu disse...

Opps mau aê "Flavio" é que tava conversando com meu amigo Fabio e acidentalmente troquei os nomes( manter a atenção em duas coisas diferentes é errado). (=P

Falou FLAVIO.

Junin disse...

legal o texto, é bom ter informação desse tipo pra quem pretende.

O documentário segue-se no meu blog, depois repasso o texto lá.

Erick_Dinobonoide disse...

po ! quase cchorei com as respostas desse kra uashuashasuh. tinha q ser flávio né :B... muito útil esse texto eu acho que se o ilustrador deixar de seguir uma virgula do que ele disse vai precisar é de muuuuuita sorte ou de outra profissão rs. abraços.